
Um estudo investiga por que algumas pessoas conseguem alcançar o sucesso após repetidas falhas, enquanto outras continuam fracassando. Inspirado em casos como Henry Ford, Thomas Edison e J.K. Rowling, os pesquisadores questionou o que diferenciava aqueles que eventualmente triunfaram daqueles que permaneceram no ciclo de insucessos. Para isso, ele e sua equipe analisaram grandes volumes de dados, incluindo pedidos de subsídios científicos, startups financiadas por capital de risco e grupos terroristas, para identificar padrões previsíveis de sucesso e fracasso.
Os pesquisadores descobriram que o fator decisivo não é simplesmente a quantidade de tentativas, mas a capacidade de aprender com os erros anteriores. As pessoas que conseguem incorporar elementos bem-sucedidos de suas falhas passadas e aprimorar os aspectos problemáticos têm mais chances de alcançar o sucesso. No entanto, há um limite mínimo de aprendizado necessário para essa transição. Aqueles que estão abaixo desse limiar tendem a repetir os mesmos erros indefinidamente, enquanto os que ultrapassam essa barreira aumentam exponencialmente suas chances de êxito.
O estudo também refuta a ideia de que o sucesso é apenas uma questão de sorte. Embora a persistência seja importante, o fator crucial é como a pessoa falha e aprende com isso. Os pesquisadores perceberam que o tempo entre as tentativas pode indicar o nível de aprendizado de um indivíduo e prever seu sucesso futuro. Assim, o estudo sugere que, para ter melhores chances de vencer, é fundamental valorizar o feedback e aplicar lições das experiências anteriores, reforçando o conceito de "falhar melhor" como um caminho estratégico para o sucesso.
Para acessar o artigo: https://insight.kellogg.northwestern.edu/article/some-people-succeed-after-failing-others-flounder
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