
Um professor de Estratégia e Empreendedorismo da London Business School compartilha uma perspectiva crucial sobre o lançamento e gerenciamento de plataformas de transação. Segundo ele, enquanto antigamente criar o código era uma parte essencial do processo, hoje existem provedores de soluções prontas, o que permite que os empreendedores se concentrem mais nas escolhas estratégicas para estimular efeitos indiretos de rede. Dushnitsky, juntamente com seus coautores, investigou plataformas de crowdfunding, analisando como as escolhas estratégicas impactam o desempenho das plataformas, identificando diferentes formas de combinar essas estratégias.
Em seu estudo, Dushnitsky explora seis estratégias que podem ser adotadas por startups, incluindo tanto opções de preços como não relacionadas a preços. As opções não relacionadas a preços incluem a acessibilidade (qualidade e variedade dos participantes), a inclusividade (tipo de ofertas permitidas) e o bundling (serviços adicionais da plataforma). Além disso, o estudo também aborda as estratégias de precificação, como assinaturas, transações e alocação de taxas, analisando como a combinação dessas opções pode impactar o crescimento das plataformas, revelando diferentes caminhos de sucesso.
O estudo sugere que, embora as opções estratégicas sejam variadas, as plataformas de crowdfunding se concentram em duas abordagens predominantes: "ir amplo" e "ir profundo". As plataformas financeiras tendem a adotar uma estratégia ampla, permitindo uma variedade de ofertas, enquanto plataformas baseadas em doações e recompensas preferem uma abordagem mais focada, atraindo participantes com interesses específicos. A pesquisa conclui que fundadores e investidores devem explorar essas seis estratégias, buscando combinar diferentes opções para atingir um crescimento bem-sucedido, ao invés de focar exclusivamente em estratégias de preços.
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